Google

25 julho 2006

Vá de bike!

Como este meu blog não é focado em falar apenas sobre utilização de bicicleta como meio de transporte, fica aqui um link para um blog mais focado (mas ainda não 100%) neste assunto:

http://freeride.blig.ig.com.br/

Abaixo copiei alguns trechos interessantes encontrados nele:

  • A maioria das pessoas estranha quem troca o carro pela bicicleta. Para muitos, parece irreal, excêntrico ou coisa de atleta. Alguns até chegam a ver uma ou outra vantagem, mas não poriam em prática. Talvez o fizessem se conhecessem todas as vantagens de usar a bicicleta em vez do carro particular ou do transporte público. Para ajudar a entender "por que esse maluco faz isso todo dia" e, talvez, para ajudar a convencer mais pessoas a adotar esse hábito (para o bem de todos nós) eu resolvi relacionar aqui todas as vantagens em usar a bicicleta como meio de transporte. Divirtam-se.

    Economia de tempo
    Levo sempre 30 minutos no trajeto do trabalho até em casa (e vice-versa), tendo trânsito ou não, com chuva ou com sol, em qualquer horário. De carro, esse tempo varia entre a mesma meia hora (das 23h em diante) a até uma hora e meia (se for um dia de chuva, em horário de pico). Já cheguei a levar duas horas de carro há alguns anos atrás, quando estavam fazendo reformas nas ruas da cidade, em um dia em que estava frio e choveu. Naquela época eu ainda não tinha optado pela bicicleta.

    Menos stress no trajeto
    Um sinal que abre e fecha três vezes, vinte metros à sua frente, permitindo a passagem de menos de meia dúzia de carros, não há Cristo que agüente...

    Mudança no humor
    Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos. Meu humor melhorou tanto no trabalho como em casa. Um relacionamento melhor com os colegas proporciona um ambiente de trabalho mais agradável para todos.

    Produtividade no trabalho
    A produtividade no trabalho aumenta, em decorrência do melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça tranqüila permite um melhor julgamento em situações críticas.

    Menor preocupação com assaltos
    Por incrível que possa parecer, eu fico muito mais tranqüilo na bicicleta do que dentro do carro. Se eu vir uma pessoa com atitude suspeita perto de onde eu parei para esperar o sinal abrir, estando de carro eu só posso rezar. Estando na bicicleta, eu tenho uma visão muito maior do que está em volta, o que me permite fugir rapidamente ao ver alguém com atitude suspeita, evitando o confronto. Além do mais, não dá para fazer seqüestro-relâmpago com ciclista... :)

    Não poluo o ar que meu filho respira
    Matéria da Folha afirma que em São Paulo morrem oito pessoas por dia devido à poluição e, neste debate com especialistas em qualidade do ar, afirma-se que 90% das emissões de poluentes em São Paulo são causadas pelos veículos automotores. Vejamos: 90% de 8 dá mais ou menos 7 por dia. Não quero ser conivente com esses assassinatos.

    Respiro um ar menos poluído
    E não é só por não gerar poluição! Ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é mais poluído do que o ar do lado de fora. E quem diz isso não sou eu, é a Cetesb. A "Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos" também afirma isso.

    Saúde e vida longa
    A atividade física regular previne problemas cardíacos, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas e problemas cardíacos e aumenta o tempo de vida em dois anos e meio, em média.

    Os resultados físicos são visíveis
    Há aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória. É uma academia ao ar livre, mais prazerosa e sem a sensação que muitas pessoas têm em relação a atividades físicas, quando elas são realizadas apenas com o objetivo de perder peso ou melhorar a aparência. Nesses casos, o exercício passa a ser encarado como uma obrigação e não um prazer, o que causa uma taxa de desistência muito grande (não é à toa que as academias hoje em dia obrigam a pagar algumas mensalidades antecipadamente na inscrição). A utilização da bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda: passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante.

    Sensação de liberdade
    Não há nada que pague passar tranqüilamente de bicicleta por uma fila de carros parados, não se sentir imobilizado no trânsito, ter 360º de visão, poder olhar o chão e o céu, notar casas, pessoas, cheiros, sons, árvores e pássaros, sentir o sol na pele, o vento no rosto... Precisa mais? :)



  • (Sobre o dia "dos ataques do PCC")As pessoas no trânsito estavam desesperadas para ir pra casa. Pareciam um bando de zebras fugindo dos leões, chegava a ser ridículo. Os motoristas não davam espaço para ninguém e fechavam os cruzamentos sem pensar duas vezes, como se esperando dois minutos a mais pela abertura do sinal fossem morrer primeiro. E no fim não estava acontecendo nada naquele momento! Não teria toque de recolher às 20h e, mesmo que fosse ter, ainda eram 16h30!

    Eu levei minha meia hora de sempre pra ir do trabalho até em casa (de bicicleta, claro), mas teve gente que para fazer dois terços desse percurso levou 2h20 (de carro, claro). Na maior parte do caminho, minha velocidade era maior que a dos carros, que estavam parados. Quando se movimentavam, me ultrapassavam e paravam a no máximo 30 metros adiante, para em seguida serem novamente ultrapassados por mim, nos meus astronômicos 15 a 20km/h.

    O engraçado é que quando eu fui sair para ir para casa de bicicleta, alguns amigos no trabalho ficaram preocupados. "Cuidado aí de bicicleta, hein? Vão atirar em você!" Na boa, se quisessem atirar em alguém, estava muito mais fácil acertar nos carros parados... Se houvesse arrastão no meio do trânsito, os alvos mais fáceis eram os motoristas, imobilizados em sua falsa segurança. Especialmente no dia de ontem, eu não trocaria a liberdade da minha bicicleta pela suposta segurança de um carro. Minha resposta padrão era: "se eu vir alguma confusão adiante, estando de bicicleta consigo dar meia-volta pela calçada e ir embora... estando dentro do carro, cercado de outros carros parados por todos os lados, eu poderia fazer o quê?". Isso deixou algumas pessoas pensativas.



  • Frases para se pensar no carro, no horário de pico
    "Em Londres, hoje, a velocidade média de um carro é mais ou menos a mesma de uma carruagem com cavalos de há mais de um século." Fabio Arévalo Rosero, M.D., em artigo no jornal El Tiempo, 10/01/2006
    "Os automóveis ocupam 58,3% do espaço viário, mas carregam somente 20,5% das pessoas" Folha de São Paulo, 16/10/2003
    "No Brasil, os veículos automotores contribuem com 70% da poluição atmosférica nas cidades." Manual de Educação para o Consumo Sustentável - IDEC/MMA/MEC
    "Dentro do carro há cinco vezes mais monóxido de carbono do que a média registrada na cidade pela Cetesb" SP TV - 25/10/2005
    "Poluição do ar no interior do carro afeta o coração" Folha Online, 20/04/2004
    "30 mil mortes e 320 mil feridos em acidentes de trânsito por ano no Brasil. Desses, 120 mil adquirem uma deficiência permanente. São números de guerra." Folha de S.Paulo, 18/11/2004