Google

05 dezembro 2006

Um dia de chuva!

Depois de escrever neste blog sobre "um dia de fúria", hoje estou escrevendo sobre "um dia de chuva"! Sim, choveu muito forte nesta segunda-feira em São Paulo, causando transtornos e prejuízos para muitos, por toda a cidade. O trânsito, como sempre, é um dos primeiros a sofrer.

Hoje o dia começou muito bonito, assim como foram os dois últimos dias do final de semana, com sol e tempo aberto! Por este e outros motivos, eu havia ido trabalhar de bicicleta, como tenho feito com frequência. Mas o dia não iria ficar ensolarado até seu final...

No meio da tarde o céu escureceu, ventos fortes atingiram a cidade e uma chuva intensa começou a cair sobre o asfalto e concreto da metrópole, não parando mesmo com o cair da noite. Quando vi que a chuva ainda estava forte na hora de ir embora (mesmo adiando por um tempo a saída do trabalho), tive que tomar uma decisão: deixar a bicicleta onde estou trabalhando, e voltar para casa de ônibus, enfrentando o trânsito, e também um pouco de chuva (pois eu não tinha um guarda-chuva à disposição), ou enfrentar a chuva com a bicicleta? Bem, para resumir a história um pouco, fui até o térreo e conferi in loco como estava a chuva. "Opa, já não está tão forte! É, vou voltar para casa de bicicleta mesmo, hehehehe!"

Fui ao vestiário e troquei de roupa, como faço sempre que estou de bicicleta, guardando a roupa social na mochila, e vestindo a roupa "esporte", que irá aguentar a suadeira dos 10kms de pedal pela cidade. Mas hoje havia uma nova peça no meu figurino, um elegantíssimo saco de lixo de uns 100 litros, gentilmente cedido pelo pessoal da faxina, que cobriu meu tórax e minha mochila por todo o caminho na volta para casa, protegendo das gotas da chuva!

Ah, a volta para casa com minha bicicleta... Sinceramente, foi uma das "voltas para casa" mais agradáveis que já fiz pedalando! Hahahahahaha!!! Além do clima ajudar, pois não estava calor, e a chuva que não passou de um "chuvisqueiro grosso" enquanto eu ia embora, não há sensação melhor do que deixar para trás uma interminável fila de carros, passando calmamente entre eles a estonteantes 10km/h (sim, devagar, pois eu estava andando entre monstros de uma tonelada, furiosos, gananciosos por espaço e doidos para chegarem no próximo semáforo antes dos demais). Nem uma viatura do corpo de bombeiros, que passou pela Brigadeiro Luiz Antônio pouco antes de eu chegar nela, conseguiu se deslocar mais rápido do que eu, mesmo com sua sirene "aos berros"! E o modelito fashion que eu estava vestindo funcionou perfeitamente! Meu tórax e a mochila estavam impecáveis. Já as pernas, pés e a parte baixa das costas (quadril), estavam bem molhados, porém não tanto dedido à chuva, mas sim à agua que os pneus jogam para cima durante a rolagem.

Enfim... Mais uma experiência para mostrar a mim mesmo (e esse relato aos demais interessados) que bicicleta como meio de transporte urbano é viável SIM! Basta um pouco de bom-senso, criatividade, e pronto! Bicicleta é saudável, ecologicamente correto, economiza e ainda melhora o humor! :-D