Google

12 outubro 2006

De volta a... onde estávamos mesmo?

Acredito que posso começar esse post dizendo "de volta ao blog"! Depois de um tempinho sem escrever nada por aqui, aproveito o feriado de Nossa Senhora (ou Dia das Crianças) para atualizar as coisas por aqui.

Para começar: bicicleta! Desde que voltei à trabalhar no escritório da minha empresa, tenho utilizado regularmente a bike em minhas idas e vindas entre meu apartamento e o trabalho. E sinceramente, cada vez mais contente em ter e estar utilizando essa opção de transporte! Para dar alguns exemplos: ontem resolvi marcar o tempo gasto para voltar para casa, e ao invés dos 50 minutos que eu gastava antes, demorei apenas 40 minutos ontem, passando por um caminho novo (ruas mais calmas) e até ligeiramente mais longo, com 12,5 kms, o que teoricamente faria com que eu demorasse mais para chegar em casa. Porém não foi o que aconteceu. E o caminho é bem mais agradável, evitando avenidas movimentadas onde você tem que se preocupar em não ser presando contra a guia, ao mesmo tempo em que se preocupa em não atrapalhar demasiadamente os veículos.

Ainda sobre a bicicleta e trabalho, acredito que eu ainda não tenha comentado isso aqui, mas minha empresa está com um projeto para que ela seja reconhecida por sua sustentabilidade corporativa, isto é, que ela coloque em prática políticas de responsabilidade sócio-ambientais, a fim de demonstrar que ela se preocupa com estes aspectos do nosso universo, ao invés de apenas procurar lucros maiores. Esta é uma das últimas "modas" entre as maioes empresas, e estas práticas estão ganhando força muito rápido, pois além de colocarem em prática, estas empresas normalmente procuram parceiros de negócios (prestadores, fornecedores, etc) que também tenham estas políticas de responsabilidade sócio-ambiental, portanto quem estiver de fora disto, pode encontrar problemas para fechar novos contratos com parceiros. E enfim, depois de explicar tudo isso, posso falar o que eu realmente queria, que é informar que com este plano, fiz uma sugestão para a instalação de um pequeno bicicletário dentro da empresa, que apesar de não ter sido totalmente aceita conforme minha sugestão (não haverá nenhum outro incentivo "global" por parte da empresa aos outros funcionários para que eles utilizem mais outros métodos de transporte, ao invés do automóvel particular), está sendo implementada, com um espaço para as bicicletas já definido, e em processo de compra dos suportes para as bicicletas. Detalhe: quem for de bicicleta deixará ela estacionada na garagem juntamente com os carros dos gerentes e sócios da empresa... Chique não? hehehehe!

Ainda sobre a bike, falando sobre a manutenção dela: finalmente tive meu primeiro pneu furado com a T-Type! Em pleno sábado, indo para o trabalho, justamente um dia que eu estava mais tranquilo e indo com mais calma, aproveitando o vento na cara e a liberdade que a bike me oferece... Mas a câmara de ar foi facilmente trocada pela reserva que eu sempre levo comigo, e pronto! Seguimos en frente! E ainda nesta semana, enquanto eu estava realizando a merecida limpeza na transmissão da bike, percebi que meu movimento central (novamente ele) está com folga... Será que desta vez troco ele? Ainda não sei, vou descobrir amanhã enquanto faço um "tour" pelas bicicletarias da região.

E já que falei tanto sobre o meu trabalho, porquê não falar também que neste último mês tive "férias" de PL/SQL e trabalhei apenas com Java? Sim, estive trabalhando na construção de um novo módulo Java, responsável pela migração de dados entre dois sistemas de outro cliente da minha empresa (que curiosamente eu já tinha trabalhado para ele em 2004). Este "mini projeto" estava indo muito bem, seguindo exatamente o cronograma, e que tem tudo para que continue assim pelas próximas semanas. Já eu, a partir da próxima segunda-feira estarei de volta ao cliente "antigo" (em cujo projeto tenho trabalhado deste Fev/2005), e também de volta ao prédio do próprio cliente, ou seja, sem utilizar a bicicleta durante a semana por mais algum tempo... Bem, tomara que não, pois vou procurar as "facilidades" necessárias para que eu utilize a bicicleta para ir para lá também (lugar seguro para estacioná-la, e local para tomar uma ducha e me trocar).

Para falar sobre todas as novidades, só está faltando falar sobre a mudança do meu irmão e sua namorada, que foram para o apartamento comprado por ele neste último final de semana, ficando eu e minha namorada no apartamento atual (que também foi "comprado" por mim, hehehe). Essa foi uma semana de "arrumação" em ambos os apartamentos!

É... acho que por enquanto é isso. E apenas para finalizar, deixo aqui um link para outro blog que encontrei essa semana, que também fala sobre bikes e seu uso em São Paulo: http://marioav.blogspot.com