Google

20 dezembro 2008

Jingle Horns

E mais uma vez, depois de um loooongo tempo sem atualizações neste blog, voltei aqui para expressar algumas opiniões sobre os últimos dias, e as consequências das mudanças em nossas rotinas nessa época do ano.

Para começar, uma confissão: nesta última semana, tomei uma "goleada" do trânsito de São Paulo. Por motivos diversos, mas presentes nos cinco dias desta semana, não usei minha bicicleta para as idas e vindas pela cidade nem um único dia! Não fosse dois dias em que isto não trouxe maiores consequências, nos outros três (justamente a quarta, quinta e sexta-feiras) me arrependi profundamente de não poder estar sobre minha magrela, driblando o trânsito como faço sempre. Dentre os motivos para deixar a bike parada esta semana, estão mudanças nos roteiros e horários (com duas festas de confraternização de final de ano) e também a necessidade de transporte de objetos que não podiam ser acomodados em minha mochila (cestas de natal). Bem... para ambos os problemas, a solução existe e é simples. E logo devo colocar em prática a primeira delas, simples e barata: um bagageiro (garupa) na minha mountain bike, para poder levar um pouco de carga na bicicleta quando for necessário.

Voltando a falar do trânsito de São Paulo, queria deixar claro como eu odeio esse "turismo sazonal natalino" desta cidade!!! Dos três locais mais visitados (Avenida Paulista, Árvore Gigante / Parque do Ibirapuera, e rua Normandia, dois deles estão diretamente nas minhas opções de caminho casa/trabalho/casa! Nesta época do ano, é necessário muita paciência para aguentar os reflexos causados no trânsito pelas pessoas que vão a estes locais para ver a decoração de natal. Além de mais carros e pessoas circulando por estes lugares, os motoristas ainda dirigem mais lentamente, chegando a simples 20km/h (a mesma velocidade MÉDIA dos meus deslocamentos de bicicleta por São Paulo!), isso quando não param em fila dupla, sobre as calçadas, faixas de pedestre, etc...

Aliás, infrações a parte, como os motoristas de São Paulo as comentem a todo momento, impunemente! Pude comprovar isto também nesta semana, pegando algumas caronas, passando por locais e horários diferentes dos usuais, e também "exercitando minha paciência" dentro de algum ônibus enquanto voltava para casa. É um verdadeiro show de infrações: conversão proibida, ultrapassar farol vermelho, trafegar em faixa exclusiva para ônibus, falar ao celular, parar ou estacionar em local proibido, etc... E cada uma destas infrações contribui para que o trânsito da cidade fique cada vez mais bagunçado. Sei que para este ano não há mais o que fazer, mas talvez para o ano que vem a CET possa se programar para aumentar o efetivo de fiscais de trânsito nas ruas também no período noturno nesta época do ano, dando atenção aos grandes corredores da cidade, e não apenas nos locais onde há aglomeração de pessoas para as tão amadas e odiadas decorações natalinas (ao menos estes locais já contam com fiscalização satisfatória).