Google

18 agosto 2007

Uma nova rotina... recheada de trânsito!

E aqui estou eu mais uma vez escrevendo um post após um loooongo tempo sem atualizações no blog! Bem, meus motivos para esta falta de atualizações eram inicialmente a falta de um assunto para ser comentado, e mais recentemente a falta de tempo disponível para comentar os novos assuntos! Mas como hoje é sábado, tenho tempo para escrever aqui as “últimas notícias”!

Nova rotina
A partir deste mês de Agosto tenho uma nova rotina. Estou trabalhando em um novo projeto, para um novo cliente e em uma área da empresa distinta da responsável pelo projeto anterior. E com todas estas mudanças, é bem fácil imaginar que também tenho um novo local de trabalho e novos horários de entrada e saída (para maximizar o tempo com os demais colegas do novo projeto). Todas estas mudanças têm seus pontos positivos e negativos. Mas o que eu realmente quero comentar (pois tem mais a ver com o que eu costumo escrever aqui) é sobre o local e horário de trabalho, e as consequências da “soma” destes dois pontos:

Bem, meu novo local de trabalho fica na avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao cruzamento com a avenida Juscelino Kubitschek, e o horário de trabalho é entre 8:00 e 17:30 hrs. As consequências disto são que no meu horário de saída do trabalho, aquela região está totalmente “travada”, com um trânsito horrível em todas as principais ruas e avenidas da região (ainda não encontrei uma opção menos congestionada), bem como uma grande saturação nas linhas de ônibus municipais que atendem aquela região e vêm em direção à minha residência, na Vila Mariana (sem esquecer que estes mesmos ônibus “lotados” também estarão presos no trânsito)!

Bem... com os pontos apresentados, vocês já podem imaginar que para voltar para casa usando transporte coletivo, como eu costumo fazer, eu estava tendo que enfrentar viagens desconfortáveis com duração próxima de uma hora (quando não ultrapassavam este tempo) até chegar em casa, mesmo estando o atual local de trabalho mais próximo da minha residência do que o anterior! Isto me levou a uma nova (e um tanto radical) solução para evitar este trânsito e os aborrecimentos apresentados). Não, não estou falando de utilizar uma das minhas bicicletas para ir ao trabalho... eu adoraria já poder estar utilizando elas, mas ainda não consegui encontrar um local seguro para deixar a bike e me trocar (preferencialmente com uma ducha) antes de iniciar a jornada de trabalho.

A solução que eu encontrei foi encarar os 5 kilômetros que separam o trabalho de minha casa a pé! Sim, a pé mesmo! De manhã, os problemas que eu mencionei não são graves, ainda há um pouco de trânsito e ônibus cheios, mas nada “absurdo”. Já de tarde, evito o trânsito e lotação dos ônibus levando em minha mochila um par de tênis, bermuda e camiseta. Troco de roupa rapidamente após sair do trabalho, e uma hora após sair do trabalho já estou em casa, não importando se o trânsito está melhor ou pior naquele dia!

Veja no gráfico abaixo o roteiro e os tempos parciais e totais em alguns pontos do caminho:


Caminhando de volta para casa, eu mantenho minha saúde em dia, não passo por aborrecimentos ou stress dentro de um ônibus lotado e parado no trânsito de São Paulo, vejo novas ruas, pessoas e locais sob um ponto de vista, e ainda economizo e colaboro com o meio ambiente, por deixar o carro em casa!

Se você trabalha próximo da sua residência, verifique a distância e experimente esta opção algum dia! Ah! Também não se esqueça das bicicletas, uma opção ainda melhor de transporte para a cidade de São Paulo!