Google

16 maio 2006

Generalizações

Vou estreiar este blog com um e-mail que escrevi hoje sobre generalizações. Acho um bom ponto de partida para mostrar como eu sou, bem como algumas de minhas opiniões. Para completar, tem um pouco a ver com os acontecimentos de ontem aqui em SP.

Ataques contra as forças policiais
Ataques contra as forças policiais

Ônibus incendiados
Ônibus incendiados

Paralização no transporte
Paralização no transporte

Boatos alimentam medo e adiantam volta pra casa
Boatos alimentam medo e adiantam volta pra casa

Av. Paulista vazia na noite de segunda-feira
Av. Paulista vazia na noite de segunda-feira


"Qualquer classe sempre tem a sua "banda podre". Assim como temos na polícia, advogados, vendedores de carros, mecânicos, etc. Não podemos generalizar.

Sobre ter tatuagem, hoje em dia não temos mais aquela imagem de que todo tatuado é bandido. Tem MUITA gente de bem, com grana, que tem uma ou mais tatuagens. Mas ainda existem aquelas tatuagens que denotam claramente onde ou porquê elas foram feitas, e ai sim acontece o preconceito. Por exemplo, alguem aqui vai deixar de levar pro motel uma morena gostosérrima porque ela tem um tribal tatuado nas costas? Mas e se vc encontrar na rua um cara com letras tatuadas nos dedos, e "amor de mãe" no antebraço, vai deixar de ficar com medo? Minha resposta é não em ambos os casos.

Ainda sobre generalizações, acho que até mesmo os bandidos não devem ser generalizados, pois entre estes vc vai encontrar desde o pé de chinelo q furta roupa de varal sem ameaçar ninguém, até o assaltante que aterroriza sua vítima por horas a fio em um sequestro relâmpago, e no final ainda estupra e mata a vítima, sem motivo. Cada um merece sua punição, conforme o crime cometido. E deixando de ser imparcial um pouco, aproveito pra expressar qual punição seria justa para este segundo caso, na minha opinião: uma bala de fuzil no meio da testa, de preferência no meio de um estádio de futebol, no domingo. Seria um excelente exemplo pra tentar diminuir essa impunidade que rola no nosso país."